terça-feira, 9 de outubro de 2012

Iluminação cênica

A iluminação de um espetáculo é muito mais do que uma mera forma de iluminar o palco, tendo visto que é uma das principais funções do teatro. Na dramaturgia, esse elemento apresenta uma série de funções como criar uma atmosfera para a cena, focar ou esconder algum ponto ou ator no palco e principalmente dar continuidade ao sentido do espetáculo etc. Sendo assim, a iluminação cria, em conjunto com outros elementos dramatúrgicos, o sentido do espetáculo. 

Para poder destacar cada ponto importante durante uma apresentação, a iluminação utiliza três modos para que aconteça da maneira mais correta trazendo sentido e beleza àquilo que se quer ser mostrado. 


Os três modos de se iluminar um objeto ou ator são: 
  • Ataque: essa é a luz que mostra o ponto central em uma cena. As demais luzes são formadas a partir dela já que ela é a luz principal e de maior potência; 
  • Compensação: atuando em todo espaço, ou parte dele, essa luz tem a função de preencher os espaços vazios e organizar as sombras, assim, mantendo os contrastes dentro de cena. Tem menor potencia em relação à de ataque; 
  • Contra-ataque: oposta a lua de ataque, essa busca mostrar os contornos do personagem. Tem menor potencia em relação à de ataque. 

TIPOS DE REFLETORES 

Par 
É um refletor completo pois, possui sua lâmpada, espelho e lente em um único conjunto selado. O espelho onde a luz é refletida, não sofre intempérie, não suja, não arranha, não embaça, não oxida, fazendo com que o brilho e a distribuição do fluxo luminoso se mantenham inalterados até o fim da vida da lâmpada. Não abre nem fecha foco, dependendo das diferentes lentes que produzem modos diferentes de foco. 

Elipsoidal 
São muito utilizados em teatros e em todo tipo de evento onde seja necessário um rigoroso controle da luz. É o refletor mais complexo do mercado onde o iluminador pode controlar o ângulo de abertura, foco e fazer o recorte. Funciona de forma semelhante ao canhão seguidor, porém em uma versão fixa onde o ponto iluminado é previamente determinado. 

Fresnel 
Tem como objetivo distribuir a luz de forma que tenha um bom ângulo de abertura com bordas suavizadas. Sua luz é intensa no centro e conforme vai ganhando abertura vai diminuindo num degrade. É utilizado quando se tem a necessidade de banhar de luz um local de forma suave. Além de ser utilizado em shows e teatros é muito requerido quando existe uma preocupação maior com a filmagem, lembrando apenas que, apesar da possibilidade de utilização de barn doors, a luz é bem distribuída podendo prejudicar a visualização de telões por exemplo. 

Plano Convexo (PC) 
Tem a finalidade de iluminar destacadamente um local de forma semelhante ao elipsoidal, mas sem a sua precisão. Sua lente é no lado de dentro plana e no lado de fora convexa. Ele é bipino. Emite uma luz dura quando se está sem difusor, e uma luz soft quando com difusor. Se a lâmpada se colocar mais próxima da superfície refletora, a área de atuação do foco será maior. Conforme a luz vai se aproximando da lente, a abertura do foco vai se fechando e ganhando mais intensidade (maior concentração).

by MURILO ARRAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário